top of page

Nossa história

Família

Oi, meu nome é Katiane, sou idealizadora e fundadora da Ballaiôh. Vem comigo que vou te contar um pouquinho dessa história!

Sempre fui apaixonada pelo poder transformador do trabalho manual, mas, por muito tempo, ele esteve presente na minha vida apenas como um hobby.

Minha conexão com essa arte vem de minha mãe, uma verdadeira entusiasta do artesanato, que sempre encontrou nele sua melhor forma de expressão.

Quando engravidei da minha filha, Marina, fiz diversas peças para o seu enxoval. Mas eram as comemorações de aniversário que faziam meu coração bater mais forte. Cada festa era planejada e executada por mim, sempre com algum detalhe especial, fugindo do tradicional para criar uma decoração única e cheia de significado.

Com o passar dos anos, no entanto, esse sentimento foi sendo sufocado pela rotina do trabalho e pelas obrigações do dia a dia.

Quase 21 anos depois, com o nascimento do meu filho, Arthur, revivi essa emoção ao planejar e executar a celebração do seu primeiro ano de vida. Foi nesse momento que percebi a importância de criar momentos recheados de afeto e amor. Uma luz se acendeu dentro de mim, e assim nasceu a Ballaiôh.

Aqui, vale um recorte! Trabalhei por quase 20 anos na área da saúde, como gestora de hotelaria hospitalar. Foi uma grande paixão, um período de muitos aprendizados e de conexões valiosas com minha equipe e colegas. No entanto, nos últimos três anos de empresa, percebi que aquilo que antes me trazia tanto prazer já não aquecia mais meu coração. Então, me permiti reconectar com minha essência, resgatar meus sonhos e me abrir para novas possibilidades. Fecha o recorte.

Em fevereiro de 2019, nasce a Ballaiôh, com um slogan muito especial: “Aqui, o amor ganha forma”. Sempre acreditamos que o amor pode, sim, ser materializado!

Desde o início, o lúdico esteve presente em nossas criações. Para nós, ele é um poderoso canal de conexão entre a criança, seu mundo interior e o ambiente que a rodeia: família, amigos, histórias e memórias afetivas.

 

Com o amadurecimento da marca, senti a necessidade de ampliar nossos horizontes. Em um mergulho às minhas origens, onde o fazer manual sempre esteve presente como expressão de prazer e necessidade, me deparei com uma lembrança recorrente: o quão desvalorizado esse trabalho sempre foi. Foi a partir dessas memórias que encontrei força e coragem para fazer diferente.

 

Ao me conectar com artesãs e artesãos de todo o Brasil, um novo mundo se revelou diante de mim. Conheci histórias inspiradoras de pessoas que nunca desistiram de sonhar. Que acreditam no novo sem perder de vista os conhecimentos ancestrais. Que, com cada peça criada, trazem um pouco da história e da cultura do nosso povo.

E assim, o Ballaiôh se transformou. Em 2023, iniciamos um novo capítulo: a curaria de objetos artesanais brasileiros.

Nosso propósito permanece o mesmo — valorizar o trabalho feito à mão e fortalecer a conexão entre arte e tradição. Agora, ampliamos nossa missão, dando visibilidade aos talentos espalhados pelo país e levando suas criações para ainda mais pessoas.

bottom of page